Pular para o conteúdo principal

AS TRÊS PENEIRAS

CONTA-SE QUE CERTA VEZ UM AMIGO PROCUROU SOCRATES,O CÉLEBRE FILÓSOFO GREGO,DESEJANDO CONTAR-TE ALGO SOBRE A VIDA DE OUTRO AMIGO COMUM.
-QUERO CONTAR- SE ALGO SOBRE O NOSSO AMIGO ANDRÉAS QUE VAI TE DEIXAR BOQUIABERTO.
-ESPERA-INTERROMPEU O FILÓSOFO- , PASSASTE O QUE VAI DIZER PELAS TRÊS PENEIRAS?
-TRÊS PENEIRAS? - ESPANTOU-SE O INTELOCUTOR.
-PRIMEIRA PENEIRA: A COISA QUE ME CONTARÁS É VERDADE?
-EU ASSIM CREIO, POIS ME FOI CONTADA POR ALGUÉM DE CONFIANÇA- DIZ O AMIGO...
-BEM! ALGUÉM TE DISSE...VEJAMOS A SEGUNDA PENEIRA: A COISA QUE PRETENDES ME CONTAR É BOA?
O OUTRO HESITOU,RESFOLEGOU E RESPONDEU:
-NÃO EXATAMENTE...
SOCRATES CONTINUO SUA INCRIÇÃO:
-ISSO COMEÇA A ME ESCLARECER. VERIFIQUEMOS A TERCEIRA PENEIRA, QUE É A PROVA FINAL: O QUE É A PROVA: O QUE TINHA A INTENÇÃO DE ME CONTAR É DE UTILIDADE TANTO PARA MIM COMO PARAO NOSSO AMIGO ANDREAS E PARA TI MESMO?
-NÃO, NÃO E NÃO.
-ENTÃO, CARO AMIGO, DISSE SÓCRATES, A COISA QUE PRETENDIAS ME CONTAR NÃO É CERTAMENTE VERDADEIRA, NEM BOA, NEM ÚTIL; ASSIM SENDO, NÃO TENHO A INTEÇÃO DE CONHECÊ-LA E ACONSELHO-TE A NÃO PROCURAR VEICULÁ -LA.
DEVEMOS PROCURAR FAZER O TESTE DAS TRÊS PENEIRAS GREGAS: É VERDADE? É BOM? É ÚTIL? CASO NEGATIVO, DEVEMOS SIMPLESMENTE EVITAR QUE SEJAMOS PARTE INTEGRANTE NAS BISBILHOTICES E NOS MEXERICOS DE PESSOAS ÁVIDAS POR "NOVIDADES" A SOBRE A VIDA ALHEIA.

(RANGEL,Alexandre. (org.) As mais belas parabólas de todos os tempos. Belo Horizonte -MG; Editora Leitura, 2002, pp. 45-6)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo si volta a servi o outro

"O servo serve seu rei e a ele à até sua vida está está ali para servi . O nascimento do nascer é um servi sem fazer-se servo ;mas ali já está para servi sem servi. "Amai o proximo como a ti mesmo" ; Amar -se; Não pode ter amor sem o outro : Para amar é necessario o outro para existir o amor: Você ama a si mesmo com o intuito de amar o proximo , portanto servi o proximo. O viver é para viver pra servi o outro. E aí é supostamente que está a tal que dizem que não existe, por só existe momentos alegres que a temida e almeja estrada da felicidade existirá ." Alías é só e somente só minha composição pois é para apenas treinar minha lenta é tão lenta digitação.................................................................................................................................................... obrigada e descupas pelos erros ortograficos e outros

rascunhando um velho pré - projeto de monografia ...

1. INTRODUÇÃO 1.1TEMA          O conceito de Liberdade no existencialismo de Sartre 1.2 JUSTIFICATIVA            O interesse pelo tema da liberdade vem sendo estudo por filósofos desde princípio. Em Platão, por exemplo, perceber que a liberdade do sujeito é capaz de atribuir mérito ou demérito, segundo os atos realizados pelo próprio sujeito, sendo que as leis são o peso utilizado para denominar o mérito ou não. Já com os estoicos, a liberdade seria uma adesão espontânea à necessidade natural. 1.3 PROBLEMA            Como podemos compreender a liberdade na relação entre sujeito-história na filosofia existencialista de Sartre? 1.4 PROBLEMATICA             Podemos considerar em Sartre o porta voz do existencialismo? O sujeito projeta o futuro e de certo modo, exclui o passado; gerando assim, um processo pelo qual o homem vem a ser num outro momento, aquilo no que ele nasceu pra ser livre em plena liberdade? Na medida em que o sujeito torna-se ou se faz aquilo que esco